Como comprovar renda para participar do MCMV sendo autônomo?

06/03/2025

Agora que você já tem uma ideia mais ampla sobre como funciona a iniciativa do Governo Federal para conceder crédito para famílias brasileiras comprarem o seu primeiro imóvel, continue a leitura para entender como é feito o processo de comprovação de renda para profissionais autônomos.

Deposite o dinheiro em sua conta bancária

Autônomos normalmente recebem o pagamento pelas prestações de serviços de várias formas e, com isso, muito do valor que é recebido não chega a ir para o banco. Se esse é o seu caso, saiba que está perdendo a chance de comprovar com exatidão a sua renda.

Isso porque não adianta informar que recebe R$ 2.000,00 por mês, por exemplo, e, quando entregar o comprovante de movimentação, ele constar apenas uma parte desse valor. O banco geralmente leva em consideração apenas os dados que você pode comprovar, portanto, reúna todo o valor que receber em uma conta só por, no mínimo, seis meses.

Depois desse prazo, você poderá usar a sua movimentação bancária para comprovar a renda e aumentar as chances da aceitação da proposta de financiamento.

Vale lembrar que não é necessário que o dinheiro esteja na mesma instituição financeira em que você quer solicitar o financiamento. No entanto, se optar por fazer isso, você terá ainda mais chances de que o seu seja aprovado.

Apresente a Declaração do Imposto de Renda

Mesmo após utilizar os extratos bancários para comprovação de renda, eles podem solicitar outro comprovante. A Declaração do Imposto de Renda costuma ser bem-aceita, pois nela constam todos os recebimentos e gastos do ano anterior. Como a validade é de um ano, ela precisa estar sempre atualizada.

Mostre os comprovantes de prestação de serviços

O comprovante de prestação de serviços também pode ser usado na hora de comprovar a renda. Você pode emiti-los todas as vezes que os clientes pagarem pelos seus serviços. Além de comprovar a média que você recebe por serviço, eles também mostram os tipos de trabalho que você costuma fazer.

Emita uma Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos

A Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE) é aceita desde o ano 2000 como documento oficial que comprova a renda de autônomos. Ela substitui o holerite e atesta se você pode atender às necessidades para a contratação de um financiamento.

A emissão desse documento precisa ser feita por profissionais de contabilidade habilitados e ela precisa ter um selo DHP (Declaração de Habilitação Profissional).

Use os Recibos de Pagamentos de Autônomos

O Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA) é um documento emitido quando uma empresa contrata um autônomo. No caso do financiamento, ele precisa estar acompanhado das guias de recolhimento de impostos, se devidos.

Além dos documentos citados, outras atitudes facilitam na hora de conseguir o financiamento. Uma delas é a formalização do negócio, o que pode ser feito por meio de um cadastro como Microempreendedor Individual (MEI).

Ter o nome limpo também é essencial quando se trata do Minha Casa, Minha Vida para autônomos, assim como manter a contabilidade dos negócios bem organizada. Tomando essas atitudes, o sonho de conquistar a casa própria fica cada vez mais perto de se tornar realidade.

Compartilhe

  • Olá, posso te ajudar?

    16:00

  • Informe seu nome e telefone

    16:00>

  • Para conversarmos pelo Whatsapp

    16:00>

icone-whatsapp 1