
Apesar de o Minha Casa Minha Vida ser um programa habitacional exclusivo para quem ainda não possui um imóvel, é possível obter crédito no mercado de outras formas. Assim, para adquirir o seu segundo imóvel, você pode recorrer às seguintes alternativas.
Financiamento com uma instituição financeira
Como a Caixa Econômica Federal é referência em crédito imobiliário, oferece juros atrativos e prazos confortáveis, vale destacá-la como opção para um segundo financiamento. Nesse banco público, mesmo que você tenha um primeiro imóvel ainda não completamente quitado, é possível obter crédito para comprar a segunda residência.
No entanto, para que haja a liberação do recurso, a instituição não permite que sejam comprometidos mais de 30% da renda no pagamento das prestações do imóvel.
Financiamento direto com a construtora
Por meio dessa modalidade de financiamento, você pode comprar um imóvel na planta ou em construção. Entre as facilidades de negociar direto com quem constrói estão a agilidade na aprovação do crédito e o acesso a um fluxo de pagamentos diferenciado.
Para quem compra imóvel por esse tipo de financiamento, o ideal é oferecer uma boa entrada — em torno de 30% do valor total. Quanto ao prazo de pagamento, no caso da compra financiada com a construtora, costuma ser mais curto do que o período máximo oferecido pelos bancos públicos.
Como você pôde perceber, o Minha Casa Minha Vida tem restrições às quais é preciso estar atento. Nesse sentido, é importante frisar que o interessado em um imóvel, quando já possui uma propriedade em seu nome, não está habilitado a participar do programa. Se essa é a sua situação, a indicação para realizar a compra é financiá-la com alguma instituição financeira ou diretamente com a construtora